FANDOM

Belies.jpg

A 'pessoa' da nota da esqueda é, Yukichi crânio, o central é Ichiro Kumaguchi, e o da direita é Hideo Usaguchi.

Beli (ベリー, Berī) é representado pelo simbolo:Bsymbol.gif é a unidade monetária do universo de One Piece. É quase que exclusivamente feito de papel, embora hajam algumas moedas. Embora sejam muito semelhantes ao dólar dos Estados Unidos, o alto valor das notas são mais parecidos com o iene (Yen moeda do Japão representado pelo simbolo ¥). O Beli não tem unidade fracionária.

No SBS do Volume 53 ,Oda mostrou os desenhos nas notas e nas moedas do One Piece.

Distribuição das riquezas

A diferença de dinheiro entre os ricos e pobres no mundo de One Piece é algo extremamente grande, no qual os mais pobres dificilmente conseguem juntar uma quantia maior de 100,000 bellys, já os ricos, gastam milhões de beli em uma única tarde.

Por exemplo, Bellemere é muito pobre, e dificilmente conseguia dar as filhas tudo que se precisa na vida, e quando Arlong invadiu a Vila Cocoyasi, terra natal de Nami, e exigiu um quantia de ฿100,000 por cada adulto e ฿50, 000 por cada criança. Por só ter uma poupança de ฿100,000 foi a única que não tinha dinheiro suficiente para proteger toda sua família.

Nami fez uma acordo com Arlong, no qual consistia em pagar ฿ 100,000,000 para comprar a vila dele. Levou 8 anos para conseguir juntar quase toda a quantidade necessária, somente roubando piratas, sabendo que eles tinham acesso a mais riquezas que cidadãos comuns. Nami exigiu uma quantia de 1 bilhão de bellies para proteger a princesa de Alabasta, Nefertari Vivi, o que ela considera um valor baixo para uma família real. Mas é comprovado que este país não têm tal riqueza pois esta a beira de uma guerra civil.

Os Piratas do Chapéu de Palha se consideraram ricos após ganharem ฿ 300,000,000, mesmo quando a Família Franky roubou ฿ 200,000,000, os deixando com apenas ฿ 100,000,000, mas ainda era dinheiro suficiente para comprar um segundo barco de ótima qualidade. Esse dinheiro roubado foi usado para comprar uma madeira rara, Adam Wood, no mercado negro, a qual foi usada para construir o Thousand Sunny e o navio do Rei dos Piratas.

Já em relação ao preço de escravos, as mais fáceis espécies de capturar, humanos, são leiloados por ฿ 500,000, já tritões e sereias podem chegar um valor superior à ฿ 70,000,000, como vimos na Casa de Leilões de Escravos, onde um Tenryuubito fez uma oferta de ฿ 500,000,000 por uma sereia, o que pareceu ser uma quantia insignificante, pois por ser um Tenryuubito, ninguém poderia dar uma lance superior e seu pai acompanhava tudo isso falando que este lance era um desperdício de dinheiro, levando a entender que sua fortuna é algo imensurável.

Outras Moedas

  • O Extol (エ ク ス ト ル, Ekusutoru) é a moeda utilizada em Skypiea. Normalmente, é escrito semelhante à Belly com um "esh": apenas com um "E" em vez de um "B": Esymbol.png. O Extol parece estar atrelada ao Belly, já que Esymbol.png10,000 correspondem a Bsymbol.gif1. Nada mais se sabe sobre o extol.
  • Gor (ゴ ル, Goru) é usado em Amazon Lily. Nada mais se sabe sobre ele.
  • Nos especiais do Chefe Luffy, a moeda ryo-belly é utilizada. Esta moeda não tem notas de banco, apenas moedas, e espelha a cunhagem Tokugawa que foi usado no Japão durante o Período Edo.
  • Na história one-shot de Eiichiro Oda, Wanted !, uma moeda com um nome desconhecido é usada. O símbolo dessa moeda é um "Z" com 2 traços verticais. É desconhecido se esta moeda está disponível em moedas, notas de banco, ou alguma outra forma.

Também no FANDOM

Wiki aleatória