FANDOM

Busoshoku Haki permite ao usuário usar sua força de vida espiritual para criar, em essência, uma armadura invisível em torno de si,[1] mas também pode ser endurecido ganhando uma cor preta. Semelhante ao Tekkai, este Haki permite que o usuário se defenda contra ataques que poderiam causar-lhes danos, e naturalmente também pode ser usado para atacar com golpes mais poderosos. Mesmo sem o seu uso, força física significativa ainda pode superar esta defesa; por exemplo, Luffy atacou Boa Marigold com bastante força com seu Gear Second fazendo-a cair.[2]

Introdução

Foi usado por Garp pela primeira vez contra Luffy para ignorar seu poder de Akuma e feri-lo em Water 7. Mais tarde, Sentomaru usou contra Luffy, o que fez os chapéus de palha pensarem que ele era um usuário de Akuma no Mi, por não terem conhecimento sobre a capacidade. Depois, Rayleigh usou para parar Kizaru e até mesmo tocou seu corpo de Logia. As kujas foram as primeiras a referir a capacidade como Haki, imbuindo em suas flechas. Na Batalha de Marineford, esse Haki também foi usado muitas vezes por marinheiros e piratas. Foi demonstrado que Haki é muito comum no Novo Mundo, ao contrário do Paraíso onde os usuários Haki são bastante raros e quase ninguém sabe sobre ele. Mais tarde é explicado por Rayleigh uma vez que ele começa a treinar Luffy.

Uso

Corpo de Vergo com Haki

Vergo totalmente coberto com Busoshoku.

Naturalmente, pode ser usado para aumentar o poder dos ataques físicos do usuário, como força bruta pura, ou imbuído em armas para aumentar a sua eficácia. Qualquer ataque reforçado por Busoshoku Haki é imensamente mais poderoso. As kujas foram capazes de penetrar pedra, com Busoshoku imbuído em suas flechas.[3] Espadachins tendem a usar Busoshoku para imbuir em suas espadas para impedi-las de quebrar.[4]

Este tipo de Haki também tem a capacidade de contornar os poderes de uma Akuma cujo corpo foi alterado, permitindo tocar e/ou ferir o "corpo substancial" sob qualquer proteção que uma Akuma pode oferecer, como Logia ou Paramecia. Ao contrário do efeito de um corpo ao entrar na água ou da Pedra do Mar, os quais apenas inibem uma pessoa de controlar seus poderes.[5], Busoshoku anula os aspectos defensivos de uma Akuma, tais como intangibilidade e a maleabilidade da borracha. No mesmo sentido, este Haki também pode ser usado como um maior nível de poder ofensivo, mais do que apenas ignorando poderes de Akuma de um inimigo.

A grande concentração (ou revestimento) deste Haki pode ser usado para endurecer partes do corpo dando uma cor negra, tornando assim mais denso e mais formidável, e dando em seus ataques mais poder. Como demonstrado com Vergo e mais tarde com Pica, é possível blindar todo o seu corpo em Busoshoku. Apesar de Luffy, o primeiro na história convencional a demonstrar este efeito, chamando a técnica como Busoshoku: Koka (武装色硬化Buso-shoku: Kōka, literalmente "Cor do Armamento: Endurecimento"), Donquixote Doflamingo e Roronoa Zoro são os únicos a usar esse nome para a técnica.[6][7] Além disso, um fenômeno interessante ocorre quando duas pessoas que utilizam Busoshoku Koka chocam seus golpes: um relâmpago preto parece se espalha a partir do ponto de impacto.[8][9][10]

Fraquezas

Quando dois adversários com Busoshoku se confrontom, aquele com o Busoshoku mais forte é mais provável de ser vitorioso.[11] Isso pode tornar difícil de superar Haki de um oponente em uma batalha de força bruta.

Busoshoku Haki é submetido para o esgotamento se usado por longos períodos de tempo, como Busoshoku Haki é proporcional à quantidade de força vital espiritual. Após o limite, o utilizador não será capaz de utilizá-lo por um determinado período de tempo. Parece que quanto mais é utilizado, mais rápido se esgota.[12]

Interações com Usuários de Akuma

Usuários de Akuma são capazes de usar Busoshoku em si, permitindo-lhes anular ataques fracos imbuídos com Busoshoku, no entanto, ainda é possível perfurar sua defesa se o ataque é mais forte. Por exemplo, Akainu foi capaz de sofrer ataques de Busoshoku mantendo sua intangibilidade, alargando o seu Haki através de seu corpo.[13] No entanto isso pode ser devido a Marco e Vista não terem um Busoshoku poderoso o bastante, ou não terem usado-o o suficiente.

Usuários de Akuma podem imbuir Busoshoku em ataques corporais, como mostrado quando Luffy usa-lo para melhorar seu Gear Third para atacar um submarino.[14] Doflamingo também podê combinar Busoshoku com sua Ito Ito no Mi,[15], e com o despertar, ele foi capaz de imbuir Busoshoku Koka em seus fios.[16]

Técnicas

Luffy vs Chinjao

Luffy e Chinjao colidindo Busoshoku: Koka

  • Busoshoku: Koka ( 武装色硬化Buso-shoku: Kōka Cor do Armamento: Endurecimento): Esta técnica de alguma forma usa Busoshoku Haki para endurecer o corpo (ou partes dela) e objetos que o usuário está segurando. Ele foi visto pela primeira vez usado por Luffy, em combinação com Gear Third, a fim de usar o seu "Gomu Gomu no Elephant Gun" contra o Kraken. Quando usado é endurecido com cor preta e é mais forte do que o Busoshoku comum que é invisível. Quando ambos os punhos endurecidos colidem, é liberada uma onda de choque. Até agora, Luffy, Vergo, Smoker, Zephyr, Chinjao, Garp, Sabo, Jesus Burgess, Donquixote Doflamingo, Trafalgar D. Water Law, Bellamy, Sai, Roronoa Zoro, Pica, Kin'emon, Kanjuro, Issho, e Charlotte Cracker têm sido vistos usando-o. Zephyr tinha ganhado o apelido de "Arm Black" por causa de seu domínio. Ele também pode ser impregnada em armas, como Vergo utilizou em uma vara de bambu,[17] Smoker em seu Nanashaku Jitte, este último indicando Busoshoku Haki pode ser usado imbuído em Kairouseki, e Zoro sobre suas espadas. Também chamado de Buso Koka ( 武装硬化Buso Kōka, Armamento Endurecido) por Luffy quando ele usa uma forma avançada do "Gomu Gomu no Gatling". Foi também chamado simplesmente Buso (武装Buso, Armamento) por Doflamingo quando ele bloqueou o ataque de Luffy [18] e Zoro ao tentar parar a gaiola.[7]
    • Atama Buso ( 頭武装Atama Buso, Cabeça Armada): Utilizado por Luffy, ele impregna a testa com Busoshoku: Koka.
    • Gear Second Buso ( ギア2 (セカンド)武装Gia Sekando Buso, Gear Second Armamento): Utilizado por Luffy, ele impregna o punho com Busoshoku: Koka , enquanto sob o efeito do Gear Second.

Curiosidades

  • O Koka em Busoshoku: Koka também pode ser traduzido como "vulcanização", que é o processo de borracha (ou substâncias semelhantes) sendo convertido em um material mais denso.
  • Busoshoku Haki é semelhante ao Tekkai. A diferença entre eles é que Tekkai depende da força física do usuário, mas Busoshoku Haki depende de força de vida espiritual do usuário. Além disso, enquanto Tekkai está mais inclinado a defesa, com o usuário sendo geralmente imóvel, Bushoshoku Haki não tem uma tal desvantagem.
  • Usuários Busoshoku Haki ainda podem usar os seus poderes de Akuma, apesar Haki ser capaz de negar defesas de Akuma. Isso ocorre porque Haki só permite que o usuário inibe qualquer defesas de Akuma. Na verdade, os usuários de Akuma pode usar as duas habilidades juntas para fazer um ou outro mais eficaz.
  • Busoshoku Haki é o tipo mais usado de Haki na série até agora, como é o poder de ataque e defesa mais relacionado em combate.
  • Embora o Busoshoku Koka seja bastante comum pós-timeskip, não foi visto em pré-timeskip, nem mesmo durante a Batalha de Marineford, onde muitos piratas e marinheiros de mais alto nível participaram. A razão para isto é desconhecida, no entanto, pode-se supor que Oda ainda não tinha pensado nesse conceito.
  • No anime, Busoshoku Koka, parece ter variadas cores negras, como Sai quem sua perna tem um tom negro, Vergo, Pica, Zoro, Fujitora e Kin'emon tem um tom roxo, e de Luffy no Gear Fourth, tendo um tom vermelho. Estes efeitos também parecem liberar uma aura em alguns casos, sendo verde (no caso de Sai), preto e roxo (Zoro, Kin'emon e Fujitora) e rosa (Kanjuro).

Referências

  1. Mangá e Anime - Vol. 61 Capítulo 597 (p. 12-15) e Episódio 516, Rayleigh explica sobre Haki.
  2. Mangá e Anime - Vol. 53 Capítulo 520 (p. 7-8) e Episódio 414.
  3. Mangá e Anime - Vol. 53 Capítulo 516 e Episódio 410
  4. Mangá e Anime - Vol. 78 Capítulo 779 (p. 3) e Episódio 720
  5. Mangá e Anime - Volume 10 Capítulo 86 (p. 5) e Episódio 39.
  6. Mangá e Anime - Vol. 75 Capítulo 745 (. P 7) e Episódio 680
  7. 7,0 7,1 Mangá e Anime - Vol. 79 Capítulo 787 e Episódio 730
  8. Mangá e Anime - Vol. 72 Capítulo 716 e Episódio 646, Luffy e Don Chinjao usam tanto Buso e Haoshoku Haki simultaneamente.
  9. Mangá e Anime - Vol. 78 Capítulo 782 e Episódio 723, Luffy e Doflamingo se confrontam usando tanto Busoshoku e Haoshoku.
  10. Mangá e Anime - Vol. 74 Capítulo 737 (p 10-11.) e Episódio 670, Sabo e Jesus Burgess se confrontam enquanto ambos usam Busoshoku: Koka
  11. Mangá e Anime - Vol. 78 Capítulo 778 (p. 16-17) e Episódio 719, Zoro consegue cortar o Busoshoku: Koka de Pica porque seu próprio é superior.
  12. Mangá e Anime - Vol. 79 Capítulo 786 (p. 12) e Episódio 729, Luffy esgota seu Haki depois de usar o Gear Fourth, e tem que esperar por dez minutos para ele para voltar.
  13. Mangá e Anime - Vol. 59 Capítulo 574 (p. 7) e Episódio 483, Akainu é atacado por Marco e Vista, mas não é ferido.
  15. Manga e Anime - Vol. 70 Capítulo 698 e Episódio 624
  16. Mangá e Anime - Vol. 79 Capítulo 790 (p. 8).
  18. Manga e Anime - Vol. 75 Capítulo 745 e Episódio 680.

Navegação do Site

Usuários de Haki
Estilos de Luta
Estilos Com Armas

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Haki/Busoshoku Haki

  • Haki na vida real?!

    5 mensagens
    • Aqueles cara que quebram bambu na barriga dos outros, ou aqueles que quebram tijolos com a mão, isso requer concentração e é possivel ...
    • 138.99.132.154 escreveu:Aqueles cara que quebram bambu na barriga dos outros, ou aqueles que quebram tijolos com a mão, isso req...
  • Ace tem Busoshoku Haki?

    2 mensagens
    • Todos sabemos que o Ace tem Haoshoku Haki mas será que ele tem o Busoshoku? Eu acho que tem porque mesmo não tendo sido citado nada a respei...
    • Creio que ele não fosse usuário desse tipo de Haki.