Fandom

One Piece Wiki

Haki

2 631 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Haki é um poder misterioso que se encontra em todos os seres vivos do mundo. No entanto, a maioria das pessoas não percebem-o ou deixam de despertá-lo. Em termos gerais, existem dois tipos de Haki comuns a todos, dada a formação adequada; no entanto, há um terceiro tipo que apenas um determinado grupo de "escolhidos" podem possuir. [2][3] Em termos simples, Haki é a capacidade de sentir a energia espiritual (Kenbunshoku), usar a força vital (Busoshoku) e dominar inimigos (Haoshoku).

Visão Geral

"Haki" é um poder que está adormecido em todas as criaturas do mundo... "Presença", "Espírito de Luta" e "Intimidação"... Não é diferente dos sentidos humanos ... No entanto, a maioria das pessoas não percebem este poder dentro de si, ou talvez ... Ao tentar desperta-lo acabam morrendo ... "O ato de não duvidar". Isso faz a força!
— Silvers Rayleigh explicando sobre Haki para Luffy, no início de seu treinamento.

Haki foi visto pela primeira vez quando Shanks usou para assustar um Rei do Mar para salvar Luffy quando ele era uma criança. [1] O termo "Haki" foi cunhado pela primeira vez e usado muito mais tarde, quando Barba Negra estava comentando sobre a recompensa de Luffy em Jaya, [4] e foi sugerido durante a visita de Shanks com Barba Branca. [5]

Os conceitos subjacentes da Haki foram introduzidos durante o Arco Arquipélago Sabaody e Arco Amazon Lily. [6] O conceito foi claramente explicado por Rayleigh para Luffy no início do treinamento deste último na Ilha Rusukaina. [3] Haki é dormente em cada pessoa viva, mas para a maioria das pessoas é raro despertar essa capacidade. Com um treinamento intenso pode-se despertá-lo, e também em uma situação difícil, tal como com Coby durante a Batalha de Marineford. [7] Duas pessoas conhecidas (Aisa e Otohime) nasceram com a capacidade despertada, embora sem formação conhecida.

Devido ao fato de que Haki origina-se do espírito de um indivíduo e não de seu corpo, mesmo se o espírito do usuário seja transferido para outro corpo, ele ainda é capaz de usar Haki como se estivesse em seu corpo original. [8]

No entanto, Busoshoku Haki é finito, e esgota-lo vai tornar o usuário incapaz de usá-lo por um determinado período, enquanto ele se regenera. [9][10] Não se sabe se Kenbunshoku e Haoshoku Haki pode ser usado em demasia também.

Tipos de Haki

Haki é separado em três categorias, ou "cores" (色 shoku): Kenbunshoku Haki, que concede aos usuários um sexto sentido do mundo em torno dele e habilidades premonitórias limitadas; [11] Busoshoku Haki, que permite que o usuário use o seu espírito como armadura para se defender contra ataques ou para fazer seus próprios ataques mais potentes; Haoshoku Haki, um tipo raro de Haki que apenas um em um milhão podem usar que concede ao usuário a capacidade de dominar a vontade dos outros. No entanto, uma pessoa pode melhorar suas habilidades com todos os tipos de Haki, apenas requer mais trabalho. [3] Além disso, pelo menos dois tipos de Haki também podem ser usados simultaneamente. [12]

Usuários Conhecidos

Até agora, os personagens que têm claramente demonstrado o uso de Haki ou tenham sido indicados para ser capaz de a utilizar são os seguintes:

Usuários Non-canon

Diferenças do Anime e Mangá

  • No mangá, os atingidos com golpes do Haoshoku Haki perdem a consciência, enquanto que no anime, eles simplesmente desmaiam.
  • No anime, o uso de Haoshoku e Busoshoku Haki cria um efeito de ondulação ou como onda de choque, semelhante a Gura Gura no Mi, enquanto no mangá, é completamente invisível. Além disso, nos últimos episódios, o uso de Haoshoku Haki faz com que a área afetada, excluindo o usuário, obtem uma tonalidade azul. No entanto, isso poderia ser apenas para o efeito dramático. No filme One Piece Filme: Z, o uso do Haoshoku Haki cria uma onda roxa circular.
  • No último episódio do anime antes do time-skip, o uso de Busoshoku Haki como "armadura invisível" foi mostrado como uma percussão rápida formação de um feixe de luz azul, semelhante a um raio, enquanto no mangá, mostra-se simplesmente como um impacto amplificado , nada mais visível é mostrado.

Questões de Tradução e Dublagem

  • O termo "Haki" é uma palavra que tem vários significados, quando traduzido para o português. Pode significar "ambição", "força de vontade", "unidade", "espírito", "vigor" e "aspiração", para citar alguns.
  • Nos episódios de transmissão simultânea pela FUNimation, os submarinos fornecidos optou por usar o termo "Haki". Esta é aparentemente a decisão da Toei como as dublagens não são criadas pela Funimation, mas são da própria fonte.

Curiosidades

  • Haki é muito semelhante, em princípio, com a energia vital encontrada em várias outras séries de anime e mangá com nomes e características variadas.
  • Não só é um termo japonês, mas Haki era também o nome de um escandinavo Rei do Mar (nome dado aos piratas poderosos) na mitologia nórdica.
  • No anime, alguns animais parecem ser capazes de aprender a usar competentemente o Haki (particularmente Busoshoku Haki). Isso ocorreu até agora duas vezes: Com o líder dos Kung Fu Dugongs e com Alpacacino(ambos são non-canons).
  • Monkey D. Luffy e Silvers Rayleigh e provavelmente Doflamingo e Chinjao são até agora os únicos mostrados usando as três formas do Haki. Apesar de ter sido dito que Hancock também pode usar os 3 tipos.
  • Barba Branca até agora mostrou capacidade de usar os dois tipos comuns de Haki, e Marco revelou que ele também possui o Haoshoku Haki.
  • Shanks também usou todos os três tipos, porém seu uso de Kenbunshoku Haki não é canônico.

Referências

  1. 1,0 1,1 Manga e Anime - Vol. 1 Capítulo 1 (p. 42) e Episódio 4, Shanks espanta um Rei do Mar.
  2. Manga e Anime - Vol. 53 Capítulo 519 (p. 18-20) e Episódio 413, Luffy usa Haoshoku Haki contra a Tribo Kuja.
  3. 3,0 3,1 3,2 Mangá e Anime - Vol. 61 597 (p. 12-15) e Episódio 516, Rayleigh explica sobre Haki.
  4. Mangá e Anime - Vol. 25 Capítulo 234 e Episódio 151, Barba Negra está surpreso com a generosidade de Luffy.
  5. Mangá e Anime - Vol. 45 Capítulo 434 e Episódio 316, Shanks faz desmaiar vários membros dos Piratas do Barba Branca.
  6. Mangá e Anime - Vol. 52 Capítulo 503 e Episódio 397, Silvers Rayleigh usa Haoshoku Haki na Casa de Leilões Humanos
  7. Manga - Vol. 59 Capítulo 579, Coby oube as vozes das pessoas que morrendo.
  8. Mangá e Anime - Vol. 68 Capítulo 672 e Episódio 598, Sanji é capaz de usar Haki no corpo de Nami apesar desta última ser incapaz de usá-lo.
  9. Mangá - Vol. 78 Capítulo 785, Law observa que o Gear Fourth de Luffy vai esgotar seu Haki.
  10. Manga - Vol. 79 Capítulo 786, Luffy perdeu sua Haki depois de usar o Gear Fourth e teve de esperar dez minutos para ele para regenerar.
  11. Mangá - Vol. 53 Capítulo 518, Boa Sandersonia é capaz de dizer como Luffy estava prestes a atacá-la.
  12. Manga e Anime - Vol. 72 Capítulo 716 e Episódio 646, Luffy e Don Chinjao usam tanto Busoshoku e Haoshoku Haki simultaneamente.
  13. Mangá e Anime - Vol. 61 Capítulo 597 e Episódio 516, Mantra é revelado para ser Haki.
  14. Mangá e Anime - Vol. 60 Capítulo 594 (p. 7) e Episódio 511, Dr. Fishbonen afirma Haki é um poder todos os vice-almirantes e acima podem usar.

Navegação

Estilos de Luta
Estilos Com Armas

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Haki

  • Haki

    6 mensagens
    • Alexandre D. Christopher escreveu: Qualquer um pode obter Haki desde que seja treinado. O único que...
    • Alexandre D. Christopher escreveu: Acho que depende do tipo de haki acho que o Busoshoku não poderia ser usado na nami e o Kenbunshoku n...
  • Mapa do One Piece para Minecraft!!!

    3 mensagens
    • Eu já fiz uma versão corrigindo os bugs das Akuma no Mis, além de adicionar um novo sistema de spawn para elas (Agora elas spawnam embaixo ...
    • Logo eu coloco essa versão tbm

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória