FANDOM

Shandora (シャンドラ Shandora?, literalmente "Olho Direito da Caveira") é a cidade antiga situada em Jaya, mas posteriormente foi lançada para Upper Yard  pela Knock Up Stream. Ela era conhecida como "Cidade de Eldorado" (黄金都市 Ōgon Toshi?).

História

Shandora foi construída há 400 anos pelos ancestrais dos Shandians. Durante o Século Perdido, Shandora sucumbiu antes dos Vinte Reinos que em breve se tornariam o Governo Mundial. Os Shandians lutaram para proteger seu Poneglyph. Após o Século Perdido, a cidade de Shandora se converteu em ruínas, mas os Shandians continuaram protegendo-a.[1]

Em 1122, Montblanc Noland visitou a cidade.[2] Cinco anos depois, Shandora, junto com a metade de Jaya, foi arremessada para Skypiea. A cidade ficou sob controle dos Skypieans durante 400 anos. Nesse tempo os Shandians lutaram para pegar Upper Yard de volta.

Durante o governo de Enel, que escravizou o Esquadrão Divino de Gan Fall para escavar todo o ouro de Shandora, deixando apenas as ruínas. O ouro foi utilizado para construir grande parte da Arca Maxim.[3]

Após a Guerra de Upper Yard, Shandora voltou a mãos dos Shandians, junto com os habitantes de Skypiea que haviam perdido seus lares na Ilha Angel.[4]

O Sino Dourado de Shandora, a Câmara do Poneglyph de Shandora e o Altar de Sacrifícios são três lugares notáveis de Shandora.

Arquitetura

Todos os edifícios de Shandora estavam totalmente cobertos de ouro, até que Enel tomou-o todo para construir sua arca.

Curiosidades

  • Seu nome se refere à sua localização na ilha em forma de crânio.
  • A cidade é semelhante ao velho mito da cidades de ouro que foi trazido de volta pelos colonizadores americanos e europeus, especificamente Eldorado.
  • A palavra "Shandora" deriva da palavra sânscrita para a Lua, "Chandra", que é onde a raça Shandorian se originou.

Referências

  1. One Piece Mangá e Anime - Vol. 29 Capítulo 272 e Episódio 174, Robin pondera sobre o destino da cidade.
  2. One Piece Mangá e Anime - Vol. 31 Capítulo 286 e Episódio 187, Noland chega em Shandora.
  3. One Piece Mangá e Anime - Vol. 30 Capítulo 277 (pág. 4-6) e Episódio 181, Enel explica o funcionamento da Arca Maxim.
  4. One Piece Mangá e Anime - Vol. 32 Capítulo 300 e Episódio 193, a nova casa dos Skypieans e dos Shandians.

Navegação do Site

Shandia
Habilidades
Artigos Relacionados
Ilhas e Locais
Mar Azul
Grand Line
Outros
Ilhas Não-Canônicas
História
Figuras Significativas
Século Perdido