FANDOM

Habilidades e Competências

Sanji é um dos três melhores lutadores da tripulação (apesar de não ter uma das três maiores recompensas, que Usopp leva). Enquanto Luffy e Zoro costumam lutar contra os inimigos mais fortes e segundo mais fortes respectivamente, Sanji geralmente acaba lutando com o inimigo considerado o terceiro mais forte. Embora Sanji e Zoro normalmente deixariam sua rivalidade entre às suas performances de combate, eles têm provado ser uma força quase imparável se eles concordam em cooperar para a batalha, como visto quando eles instantaneamente viraram o jogo contra os monstros Groggy.

Inteligência e Informação Tática

Embora ele seja uma das potências físicas da tripulação, Sanji também pode ser um estrategista hábil em caso de necessidade. Isto foi particularmente evidente na Saga Alabasta, onde era responsável tanto disfarçando-se como Mr. 3 e enganando Crocodile em acreditar que os chapéus de palha foram mortos em Little Garden, e posando como "Mr. Prince" para resgatas os Chapéus de Palha do Rain Dinners em Alabasta.

No Arco Skypiea, quando ele e Usopp sorrateiramente entraram a bordo da Arca Maxim, a fim de salvar Nami, Sanji fez um desvio e destruiu motor principal do navio, o que teria aleijado o navio voador, se não tivesse tido o back-up dos motores.

Durante a Saga Water 7, ele foi por conta própria e esperou pacientemente na estação de trem em caso de Robin e a CP9 estavam a sair. Com seus instintos confirmado de sua partida, Sanji deixou Nami com um Den Den Mushi e uma carta de informações dele ... embora metade da carta era murmúrio de seu amor por ela, e, pior ainda, o esconderijo da carta era muito óbvio marcado com tinta vermelha, com grandes corações para Nami e uma ameaça para qualquer outra pessoa não a lê-lo.

Durante o Arco Enies Lobby, ele assumiu a luta com Jabra e lembrou a Usopp, que é mais adequado para ajudar Robin a distância, enquanto ele próprio era mais apropriado para a linha de frente de combate. E mais tarde ele fechou a Portões da Justiça, dando à equipe uma oportunidade de escapar do Buster Call.

Sanji também tinha uma predileção para ler livros, quando ele era mais jovem e sabe de muitas lendas, ainda que eles são na sua maioria "conto de fadas" como na natureza oposição à recordação "histórica" de lendas. Na verdade, ele já tinha ouvido falar do ingrediente lendário a Tuna do Elefante Azuk antes mesmo que ele viu. E ele também tem sido familiarizado com o conto de Montblanc Norland através do livro Rei dos Mentirosos, Noland.

E através de um livro sobre Akumas no Mi ele soube da Suke Suke no Mi, embora uma vez que ele só tinha interesse em que a fruta em particular.

Habilidades Físicas

Embora Sanji é conhecido principalmente por sua força incrível nas pernas, o resto do seu corpo é mostrado para ser tão super-humano, forte e durável, incluindo os braços, o que lhe permite utilizar uma variedade de posições para plantar bananeira, por seu estilo de luta, o que o torna muito mais versátil em certas situações de combate.

Em um SBS, Oda afirma que o poder chute de Sanji é 21 Bats (o poder de quebrar 21 bastões de madeira em um chute).

Um exemplo de sua força sobre-humana é mostrado durante o Arco Skypiea, ao montar no Going Merry, ele era capaz de levantar um grande malho que parecia ter pesado várias toneladas (embora isso seja improvável, uma vez que pertencia a Usopp) antes de usá-lo para bater um Impact Dial que estava sentado em cima de um barril; o correto será dizer, o impacto teria provavelmente preso um buraco no convés a ida de Merry se não tivesse sido absorvido pelo Dial.

Outro exemplo de sua força física é visto quando ele foi capaz de segurar Absalom no lugar segurando em sua perna, apesar de sua estrutura muscular reforçada deste último e que está sendo golpeado várias vezes no ato. Sua parte superior do corpo também é super humana e durável ​​também, depois de ter sido conhecido a ter ataques de frente como punhos de Kuroobi e metade dos "Gekko Jushigan" de Jabra pouco antes de contra-atacando-os com seus chutes, e, juntamente com Zoro, ele também tem mostrado se a ser resistente o suficiente para ser capaz de tomar "Ursus Choque" de Bartholomew Kuma de frente, apesar de ter sofrido apenas uma batalha desgastante com o gigante zumbi Oars, e ainda permanecer consciente depois, antes de ser nocauteado por Zoro.

Após seus dois anos de treinamento, seu corpo se tornou muito mais forte e mais rápido, sendo capaz de quebrar o pescoço de um Pacifista com apenas um chute, criticamente danificá-lo, e não mostrando nenhum problema depois (algo que ele não foi capaz de fazer antes do timeskip) ou ser capaz de quebrar uma Pedra do Mar apenas com chutes (como visto no episódio de Luffy). Ele também é agora capaz de resistir a pressões de mais de 5.000 pés sob a água sem um revestimento, uma profundidade que teria esmagado um submarino. Sua resistência geral também aumentou, como ele era visto ser capaz de levar socos diretos de ambos  Jinbei e Luffy diretamente na cabeça, de ambos os lados, simultaneamente, com ferimentos relativamente pequenos.

Além disso, durante o tempo que passou fugindo dos Okama na Ilha Momoiro, ele desenvolveu tanto a "Caminhada azul" e "Sky Walk", técnicas semelhantes ao do Rokushiki e a técnica Geppo, permitindo-lhe a capacidade de nadar (em grandes velocidades) e voar, respectivamente. Sua nova força é mostrada quando Sanji consegue lutar contra a par com Vergo, um Vice-Almirante da Marinha, que também pode lutar contra os golpes de Smoker igualmente, por um curto período de tempo, mesmo depois de ser ferido por ataques de Caesar Clown e ter uma de suas pernas quebradas. Seu poder físico foi mais tarde reconhecido por um dos Shichibukai, Donquixote Doflamingo, que foi forçado a restringir os movimentos de Sanji depois que ele desembarcou vários golpes, e sofreu apenas ferimentos leves de ataques iniciais do Shichibukai.
Blueno, não subestime esse cara! Ele não tem uma recompensa... Mas ele é provavelmente um dos seus principais lutadores !!
— Kaku alertando Blueno sobre a força de Sanji.

Estilo de Luta

veja artigo principal : Estilo Perna Negra

Sanji domina uma arte marcial conhecida como "Estilo Perna Negra" que o pirata Zeff, aparentemente, lhe ensinou. Suas pernas e pés são extremamente poderosos, capazes de esmagar pedregulhos e sem esforço derrotar criaturas muito maiores do que ele mesmo (como Bananawani e Mohmoo). Suas pernas também possuem uma agilidade superior, e sua velocidade está perto de ser sobre-humana como ele foi facilmente capaz de estimular a super rápida Kalifa da CP9 apesar de, em última instância ter sido espancado por ela (embora ele afirmou que ele se recusa a lutar contra as mulheres). Ele também afirmou que a razão que ele luta com os pés é que ele não quer correr o risco de danificar suas mãos como ele precisa delas para cozinhar, embora ele as usa para apoiar-se no chão e rodar capoeiras. Ele também é capaz de usar rodopios para a capoeira com apenas uma mão, e executar estrelas consecutivas (como visto durante sua luta com Jabra).

Depois de passar dois anos fugindo de okamas, suas habilidades podem ter chegado a um ponto onde ele pode momentaneamente pode correr debaixo d'água, usando a técnica Geppo -como ele chama de "Caminhada azul". Não só é ele não abrandou pelo peso da água como durante o Arco Arlong Park, mas ele pode ser executado a um grau de incrível velocidade tão rápido quanto um Tritão. Usopp também declarou que a velocidade de Sanji está a par com de um Tritão, que estão em seu auge físico, enquanto debaixo d'água. Ele também é capaz de saltar e correr muito mais longe do que a maioria dos seres humanos. Ele melhorou esta versão de "Geppo" em um movimento ele nomeia de "Sky Walk (caminhada do céu)". Saber ou não se a sua proficiência com a técnica está a par com outros membros da CP9 ainda permanece um mistério.

Também após o timeskip, tem sido demonstrado que ele pode agora utilizar fogo em seus ataques semelhantes ao seu Diable Jambe. Isto é parcialmente devido ao trauma que Sanji suportou a partir dos últimos dois anos, tanto que simplesmente se lembrando dele faz com que ele exploda em chamas através de pura raiva. Ele demonstra isso facilmente derrotando o gigantesco Tritão Wadatsumi, usando "as Memórias do Inferno", enquanto neste estado mental engolindo o inimigo em chamas.

Esta arte marcial incomum aparentemente toma alguma inspiração a arte marcial brasileira, capoeira, juntamente com a arte marcial coreana Taekwondo e pode ter retirada da arte chinesa de Tan Tui. Ele tem uma linha quase idêntica, em nome e em grande estilo, ao estilo extremamente poderosa e perigosa (para o usuário e oponente), Perna de sangue. Inspirações também podem apontar para um estilo de luta francês conhecido como Savate. Originalmente desenvolvido por marinheiros franceses, Savate emprega técnicas semelhantes que utilizam as mãos para apoiar o corpo e dão poder adicionado os pontapés, e é especialmente útil em um navio balançando. A Lei francesa neste momento consideradava mãos como armas letais, o que pode levar à morte se as mãos forem usadas para matar alguém. Possivelmente por esta razão, os principais adversários de Sanji em toda a série até agora eram todos artistas marciais com seu próprio estilo (como Kuroobi usando seu "Karatê Tritão", Bon Clay usando "Okama Kenpo", de Wanze usando "Ramen Kenpo", e de Jabra usando "Tekkai Kenpo" ).

Quanto usa seus "ataques" reais, Sanji tem um número muito grande de chutes e técnicas específicas que ele usa para lutar. Deve-se notar que ele não nomeia um ataque sempre que ele chuta alguém ou alguma coisa, mas para eventos e lutas, ele normalmente faz. A maioria de seus ataques são em palavras no idioma francês e geralmente são nomes de alimentos de cozinha / termos relacionados de alguma forma para a parte específica do corpo do oponente que ele está alvejando ou à natureza do próprio ataque.

Os ataques comuns são "Mutton Shoot" (Sanji saltos e gira, e chuta com toda a sua força em alguma região do torso do inimigo ou na cabeça) e "Anti-Manner Kick Course" (um dos chutes mais poderosos da Sanji onde ele usa uns 180 graus verticais para chutar acima cima do torso de um inimigo de frente ou de trás, que é normalmente usado sobre aqueles que ele considera não ter boas maneiras, por exemplo, aqueles que atacam as mulheres; um movimento típico de acabamento).

Movimento de acabamento cômico de Sanji geralmente é "Parage Shoot", que é uma série de chutes dirigidos para o rosto de seu adversário. Isso resulta em um rearranjo da estrutura facial da vítima, muitas vezes, transformando-os para ser feios ou bonitos considerável ou semelhante, como pôde ser visto com Wanze e Duval.

Diable Jambe

veja artigo principal: Diable Jambe

Diable Jambe

Sanji usando o Diable Jambe

No Arco Enies Lobby, Sanji revela uma nova habilidade - Diable Jambe, o poder de aquecer as pernas a uma temperatura tão alta que elas brilham em um vermelho chamativo, girando rapidamente na sua posição, o que faz com que seu ataque possa ser mais poderoso. "Diable" significa "diabo" em francês e é também o nome de uma ferramenta de cozinha. É, provavelmente, também uma referência ao "molho à la diable", um molho picante francês. "Jambe" significa "Perna", mas o kanji lê "Vento do Diable". Os ataques mencionados anteriormente também tem a palavra Diable Jambe precedendo-o (ex. "Diable Jambe: Flambage Shot"). O calor de seus ataques é tão alto que o contato por um segundo sequer poderia acender uma pessoa. Sanji usou essa habilidade durante sua luta contra Jabra, em que seus ataques normais não foram tão eficazes devido ao seu uso ativo de Tekkai. Com o calor de sua nova habilidade, Sanji superou sua incapacidade de esmagar através Tekkai queimando-o em seu lugar. Usando a técnica de "Frit Assorti" em Diable Jambe contra Oars, Sanji foi capaz de desviar de forma eficaz a sua direta "Gomu Gomu no Bazooka" a fim de proteger Robin com um único chute.

Também revelou durante a batalha da equipe contra um Pacifista, parece que o Diable Jambe coloca uma pressão extrema sobre as pernas de Sanji. Depois de vários usos da técnica, o próprio Sanji comenta que se ele fosse para usar o ataque mais uma vez, suas pernas iriam quebrar. Não está claro neste momento se é o Diable Jambe em-si que coloca pressão sobre as pernas, ou o ato de chutar os Pacifistas repetidamente. Após sua experiência de dois anos no "inferno", Sanji se torna forte o suficiente para quebrar o pescoço de um Pacifista com apenas um chute, criticamente danificando-o, e não mostrando nenhum problema.

Sua tolerância contra o fogo também é surpreendente, o que faria sentido uma vez que ele é um cozinheiro. Isso explicaria por que ele é capaz de utilizar Diable Jambe sem mostrar quaisquer sinais de se queimar-se enquanto o adversário fica incinerado no final ao receber os golpes. No entanto, Oda disse que ele não prejudica-o, porque enquanto o Diable Jambe queima bastante forte, o coração de Sanji também queima.

Após o timeskip seu Diable Jambe agora é tão poderoso e quente que, mesmo sob a água, ele é capaz de queimar um dos tentáculos do Kraken com o "Bien Cuit: Grill Plan", ferindo-o gravemente. E mais tarde como ele era transportado por via aérea (Sky Walk) executou um novo movimento chamado "Poêle à frire: Spectre", onde ele pisa em seus oponentes repetidamente com alta precisão e velocidade, para a diversão de Luffy e os outros.

Haki

Foi dito por Luffy que Sanji possui Haki, quando discutiu-o no contexto de membros de sua tripulação que poderiam lutar contra Caesar Clown, um usuário de Logia. Uma vez que Law se referia à capacidade de revestimento da armadura, confirma Sanji como um usuário de Busoshoku Haki. No entanto, Sanji não mostrou qualquer ativamente dessas habilidades até que o Arco Punk Hazard quando procura do corpo de Kin'emon usando Kenbunshoku Haki.

Embora não se sabe se ele pode usá-lo, Sanji sabe sobre Haoshoku Haki, algo que ele (junto com o resto da tripulação) não tinha mostrado qualquer conhecimento durante a primeira metade da série. Ele, juntamente com Zoro, comentou sobre a capacidade de Luffy para bater passivamente a metade dos homens de Hody, notando que ele realmente possui. Também foi sugerido durante o Arco Ilha dos Tritões, que tanto ele como Zoro possuem Kenbunshoku Haki quando perguntado por Luffy se eles poderiam sentir um "animal selvagem" no Palácio Ryugu, que ambos responderam que poderiam.

Kenbunshoku Haki

Kenbunshoku Haki é a especialidade relativa de Sanji em Haki. Ao ajudar Kin'emon recuperar seu torso de dentro do lago em Punk Hazard, Sanji usadou ativamente Kenbunshoku Haki, a fim de localizar o tronco do samurai dentro da água escura. Sanji parece ser realmente proficiente usando este tipo de Haki, como sendo capaz de perceber Tashigi sendo espancada por Vergo apesar da longa distância entre eles, detectando atirador em uma distância de 16 mt. na cobertura e agindo adiante dele, encontrou o Thousand Sunny (com alguns de seus colegas de tripulação a bordo) no meio do mar ou mesmo para dizer as verdadeiras intenções das pessoas a primeira vez que se encontram (como com Kin'emon ou Viola).

Houchou Sabaki

HSB

Houchou Sabaki.

Houve apenas uma vez que Sanji fez uma exceção à sua regra de não usar facas (e outros utensílios de cozinha) ou as mãos para lutar, embora este foi um caso muito especial, já que a armadura de seu inimigo era feita de comida (Ramen ser exato) e eles estavam lutando em uma cozinha. Sanji "pegou emprestado" um par de facas de cozinha de Wanze durante a sua batalha contra ele a bordo do Puffing Tom. Ele demonstrou a excelente precisão ao usar facas, como se ele fosse um hábil espadachim. De acordo com Sanji, a forma como ele executa esse estilo é uma primeira classe de Hocho Sabaki de cozinheiros de primeira classe (包丁捌き, Hocho Sabaki), Que significa literalmente "Estilo de Facas de cozinha").

  • Épluchage: (皮剥作業(エプリュシャージ) Epuryushāji, Que significa literalmente "Cortar pele"): O único ataque que Sanji mostrou enquanto lutava sob este modelo. Ele usa um par de facas de cozinha para descascar a armadura de um oponente. "Épluchage" é um verbo da culinária francesa que significa "descascar pele". Isto é visto pela primeira vez sendo usado contra armadura Ramen de Wanze.

Chivalric Sense

Sanji demonstrou várias vezes que ele tem um cavalheirismo, a tal ponto que ele pode sentir quando uma mulher está em perigo, mesmo quando ele não está nem perto de ser ao alcance da voz, como quando Brogy aproximou-se Nami em Little Garden e quando Tashigi estava em lágrimas depois de ter sido derrotada por Vergo. No entanto, este pode ser um ponto fraco, pois ele se recusa a atacar uma mulher, mesmo que ele morra.

Perícia Culinária

Por último, mas não menos importante, Sanji é um especialista cozinheiro, possuindo um vasto conhecimento e a capacidade de preparar quase qualquer tipo de alimento com um forte sentido à estética da arte culinária. Ele cozinha com incrível velocidade e destreza, particularmente em seu uso de facas. Seu senso de gosto também não falta; Muitas vezes, ele é capaz de deduzir as qualidades de aspectos (isto é, ingredientes, e métodos de cozimento e preparações) envolvidos num prato preparado de um período muito curto de tempo. Até o final do tempo de depois anos do timeskip, tem sido mostrado que Sanji já ganhou as 99 receitas do Reino Kamabakka Unido Atack Cruisine como forma de prêmios por conseguir derrotar os mestres de Okama Kenpo na Ilha Momoiro.

Attack Cruisine

Attack Cruisine (攻めの料理, Seme no Ryori) é um tipo especial de comida só encontrada no Reino Kamabakka. De acordo com Sanji, a cozinha emana uma aura poderosa e sabor para ao consumir. Diz-se por Emporio Ivankov que constrói o lado físico do corpo humano; ele mesmo atesta-o como a razão pela qual os habitantes do Reino Kamabakka têm ajustes físicos e poderosos. Enquanto "Attack Cruisine" não é negado pelas pessoas de fora, e é de fato oferecido gratuitamente, apenas as pessoas que passaram pelo "Treinamento de Noiva" e tornaram-se usuários do Newkama Kenpo são contadas as 99 receitas vitais do Attack Cruisine. Exceções a essa regra podem ocorrer, como visto quando Ivankov deu Sanji um desafio para ganhar as receitas. O desafio era derrotar os 99 mestres Newkama Kenpo que estavam na posse das 99 receitas, evitando tornar-se um okama. Sanji aceitou o desafio e, eventualmente conquistou.

Até agora, apenas uma das 99 receitas foi revelada em detalhe. Hormônio de sopa com carne de porco Mar (海ブタ肉入りホルモンスープ Umibuta-niku iri Horumon Suupu): Uma grande panela de sopa feita a partir de carne de porco e com hormônios rendilhados. Ela é capaz de rejuvenescer a energia e força os consumidores.

Rokushiki

Já foi mostrado que após o timeskip, com o treinamento que Sanji recebeu além de aprender os dois tipos de Haki ele também se tornou um usuário de Rokushiki (treinamento da marinha que permite ao usuário ganhar uma força sobre-humana equivalente a de 100 homens) aprendendo o Geppo, em que Sanji da chutes enquanto está no ar para flutuar ou voar, porém Sanji alterou o nome da técnica de Geppo para Skywalk (caminhada no céu)

Reconstrução Facial

Sanji é basicamente capaz de reconstruir a cara dos seus adversários simplesmente por chutar seu roto. Isso foi mostrado quando Sanji estava enfrentando Wanze. Durante sua luta contra Wanze ele não parece ter qualquer controlo sobre essa capacidade. Na verdade, foi descoberto por acaso. Como um vez mais tarde na série, ele parece ter dominado-a. Evidência de que é claramente visto quando Sanji reconstruído o rosto de Duval. Sanji afirma claramente que ele fez isso de propósito, que no termo significa que ele tenha dominado essa capacidade.

Outros Equipamentos

  • Especial bola de sal de Usopp (estrelas especiais de sal do Usopp (bola de sal) Usoppu Tokusei Soruto Boru): Sanji fez essas bolas de sal para usopp Durante a aventura do grupo em Thriller Bark, para usar em Zumbis. Em combate ele usou-as afim de revelar a posição de Absalom após o Comandante zumbi tornar-se invisível por meio dos poderes da Suke Suke no Mi.
  • Ele foi visto com uma pistola durante o primeiro confronto dos Chapéus de Palha contra Miss All Sunday, mas nunca mais foi visto usando-a.